Por: Nonato Fontes em 09/2014 - Visitas: 5871
Encerramento da XIX Feira Cultural do IMH

Baseado na história do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, publicado em 1943, o Instituto Monsenhor Hipólito, encerrou a sua XIX Feira Cultural, expondo para uma grande plateia, a história encenada pelos alunos da escola.
Foi um espetáculo de encher os olhos, desfilando pela quadra estava o elenco: Príncipes, Aviadores, Rosas, Reis, Geógrafos, e Raposas. Todos formando um imenso cordão de amizade e de respeito uns pelos outros. Desfilando unidos numa coreografia belíssima, fundindo-se a grande obra de Exupéry, trazendo a vivência de cada personagem para dentro daqueles que os assistiam boquiabertos.
O Pequeno Príncipe, que vive em um pequeno planeta, seu pequeno mundo, o mundo de cada um de nós, em sua viagem encontra muitas pessoas, rei sem amigos, sem súditos, sozinho. Pessoas sérias, como o contador de estrelas, sem tempo para conversar, pensar, brincar, perdido em mundo fechado. O geógrafo preocupado em anotar tudo que era descoberto pelos seus exploradores terminava por não conhecer seu próprio planeta. O acendedor do único lampião de um planeta, que a cada sessenta segundos o lampião deveria ser apagado e acesso não sobrando tempo para nem mesmo o descanso. Assim era o mundo dos personagens, preocupados apenas com as coisas grandes, quase sem valor. Somente quando encontra a raposa, o Pequeno Príncipe começa a descobrir sua alma, os sentimentos, a amizade, começa a perceber que o sentido da vida pode estar nas pequenas coisas, quando a raposa lhe diz: O essencial é invisível aos olhos, só se ver bem com o coração! Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas! Tu és responsável pela tua rosa.
A encenação da obra de Exupéry, buscada pelo tema da XIX Feira Cultural, Mama África, dar-se por duas razões óbvias: A obra se desenvolve no deserto do Saara, no continente africano. Outra e a mais importante em termo de aprendizado para os alunos foi o desejo de expor de uma maneira criativa, história e incentivo a leitura. Alguns críticos julgaram ser uma obra para criança, mas O Pequeno Príncipe tem um conteúdo que abrange todo o público leitor, tanto o adulto como o infantil, portanto, uma boa dica de leitura.
Parabéns para o colégio Instituto Monsenhor Hipólito por mais esse incentivo cultural para nossas crianças, parabéns ao elenco, professores e alunos que fizeram um belo espetáculo, abrilhantando essa noite de encerramento da XIX Feira Cultural.